Saturday, May 07, 2005

Exemplo de WebGincana

Estou desenvolvendo com minhas alunas de Pedagogia um modelo de organização de informações para a aprendizagem de fatos com o apoio de recursos Web. Há algumas razões para isso.

  • Primeiro, a sugestão docente "pesquisem na internet" é um convite a naufrágios no grande mar da rede mundial de computadores ou um incentivo ao corte-e-cole. É preciso ter "método" para usar Internet em educação. O espontaneísmo do "pesquisem na Intenet" certamente não é um "método".
  • Segundo, há necessidade de criação de diversos modelos que possam servir de referência para professores que queiram utilizar a Internet com bom aproveitamento e autorando suas propostas.
  • Terceiro, há necessidade de investigações que mostrem caminhos adequados para uso da Internet na aprendizagem de diferentes tipos de conhecimento.
  • Quarto, é preciso que nossos alunos aprendam a ler na Internet; não apenas a "ver" sites.
  • Quinto, é tarefa docente selecionar sites de qualidade para enriquecer as "pesquisas" dos alunos.

Para conteúdos mais exigentes em termos de habilidades cognitivas já existe um modelo bem conhecido, o modelo WebQuest. Mas ainda não existe nada muito bem estruturado para a aprendizagem de conteúdos factuais (aqueles itens de informação que precisam ser apenas armazenados ou reconheidos pelos alunos). É nessa faixa que estamos trabalhando. A inspiração vem do modelo Scavenger Hunts, bastante utilizado por professores americanos. Mas, ao utilizarmos o termo WebGincana, quisemos acrescentar às tradicionais caças ao tesouro elementos mais dinâmicos de jogos, além de sugerir algumas atividades extra-computador para fazer jus ao espírito de uma gincana.

Aqui não é espaço adequado para mais explicar o que entendemos por WebGincana. O melhor é exemplificar. Por isso convido o leitor a dar uma olhada numa WebGincana feita por Luciana, Larissa e Regina, minhas alunas de Pedagogia.

1 comment:

Anonymous said...

Oi Jarbas,
Estou interessada em conhecer mais sobre Webgincana.. vc diz que não comentará muito neste espaço. Pretende dar continuidade em algum outro local? Gostaria de me manter informada.